sábado, 25 de março de 2017

Sobre o livro #12: Hibisco Roxo - Chimamanda Ngozi Adichie


SINOPSE: Protagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais pro-gressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narra as aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.   
               
MINHA OPINIÃO: Chimamanda definitivamente sabe escrever um bom livro. Suas histórias e a forma que ela escreve me deixa encantada. Quero ser ela quando crescer kkk
     Hibisco Roxo é um livro forte e conta bastante a história da Nigéria. Não é um livro leve, pois tem uma carga emocional muito grande, mas a escrita é super simples e não apresenta dificuldades. Em 328 páginas Chimamanda consegue falar de preconceito racial, intolerância religiosa, relacionamentos abusivos, imperialismo, política, cultura. Enfim, você tem alguma dúvida de que esse livro é bom?
     Essa obra nos apresenta uma protagonista frágil e ingênua que com o decorrer do tempo se transforma. Kambili passa por coisas terriveis nas mãos do próprio pai e essa situação é bastante conflitante, pois o pai a ama muito, mas, ao mesmo tempo, é muito autoritario e rígido com os filhos e faz certas coisas achando que está fazendo o melhor para eles, mas não está. E Kambili ama muito o pai, porém nutre por ele um sentimento de ódio. E esse conflito com a familia é muito triste e trás um sentimento de angústia.
     Hibisco roxo nos traz reflexões profundas que talvez eu não seja capaz de fazê-las agora, pois ainda penso muito nessa história. Terminei essa leitura no dia 01/03/2017 e só agora consegui escrever um pouco das minha impressões sobre ele.
      Se você tiver a oportunidade de ler esse livro leia, pois ele é incrível. Entrou para minha lista de livros favoritos da vida.
     Hibisco roxo é o livro que me comprometi ler em fevereiro. No post 12 livros para 2017 tem a lista completa dos livros que pretendo ler esse ano.

__________________________________________________________________________________________

 Espero muito que vocês tenham gostado do post!
Nos acompanhem no Instagram (@Literalmentelendo) para ficar por dentro de todas as dicas de livros.

 Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário