sábado, 28 de janeiro de 2017

Sobre o livro #10: Livros lidos em 2016

      Em 2016 voltei a ler bastante, pois nos anos anteriores tinha abandonado o hábito da leitura e por isso tinha esquecido o quanto é maravilhoso ler. Espero continuar no mesmo ritmo de leitura em 2017. No post de hoje vim mostrar para vocês todos os livros que li em 2016. Foram livros muito legais e alguns deles até entraram para lista de livros favoritos que com certeza sempre vou indicar. Organizei o post por ordem de leitura. Então vamos lá para os livros

1. Inferno - Dan Brown
   Sei que tem muita gente que não gosta muito dos livros do Dan Brown, mas eu adoro. E esse livro é maravilhoso, apesar do título assustar um pouco. Acho muito legal a forma que Dan Brown escreve e faz o seu leitor se surpreender. O final desse livro me deixou de boca aberta pensando :       " Meu Deus e agora?". Se você gosta de aventura e ação eu super recomendo esse livro.






2. Contos de fadas - Perraut, Grimm, Andersen e outros

    Gente, eu adorei esse livro. Nele tem as histórias reais dos contos de fadas que rodearam a nossa infância. Devo alertar que a senhorita Disney mexeu bastante nas histórias e quando você lê o conto original você fica um tanto quanto traumatizado kkk. Mas mesmo assim amei o livro. Sempre que lia uma historinha já contava para meus amigos e a gente ficava comentando sobre ela. Muito legal a experiência de realizar essa leitura.



3. O silêncio das montanhas - Khaled Hosseini

   Adoro os livros desse autor. Acho que já li todos os livros publicados dele. O silêncio das montanhas fala de família, sacrifício e amor. Só de lembrar do enredo já dá uma vontadezinha de suar pelos olhos kkk. Mas é sério leia esse livro é maravilhoso.

Só dei 4 estrelas, pois não gostei muito do final

4. Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie

   Todos deveriam ler esse livro ia diminuir
 bastante o tanto de atrocidades que são feitas e ditas contra as mulheres. Já tem resenha dele aqui e é sem dúvida o texto que mais amo desse blog. Se você é uma pessoa amargurada e tem preconceito no seu coraçãozinho vá ler esse livro. Ele é super curtinho e vale muito a pena. Amo esse livro e ele é bastante esclarecedor. Faça um favor a si leia esse livro.



5. A menina que roubava livros - Markus Zusak

   Sempre me recomendaram muito esse livro, mas tinha muita preguiça de lê-lo. Em 2016 resolvi dar uma chance para ele e não me arrependi. Esse livro é muito emocionante e lindo. Se você gosta de ler sobre a segunda guerra mundial super recomendo essa leitura.




6. Carcereiros - Drauzio Varella

    Adoro livros que falam sobre questões sociais e esse livro traz um tema que está sendo muito discutido no Brasil que é o sistema carcerário. Diferente do livro Carandiru ( que eu deveria ter lido primeiro, mas não li por motivos de ser muito caro) Carcereiros foca mais nos relatos desses homens que muitas vezes são vistos pela a sociedade tão criminosos como aqueles que estão presos. Amei essa obra e com certeza entrou para a minha lista de livros favoritos da vida.



7. Extraordinário - R.J Palacio
    Extraordinário é um livro muito bom para ler depois daquele livro um pouco mais denso e foi isso que fiz. Aqui no blog tem resenha onde falo um pouco mais sobre ele.









8. Estação Carandiru - Drauzio Varella

  Esse livro é maravilhoso. Drauzio traz sua vivencia e relatos dos presos do Carandiru. É escrito de uma forma simples, mas que não tira a magnitude do livro. Aqui no blog também tem resenha dele lá dou mais detalhes dessa obra.


9. A revolução dos bichos - George Orwell

  Esse livro me fez refletir bastante. Apesar de ter sido escrito há muitos anos ele é super atual. Eu consegui enxergar todo o sofrimento daqueles bichinhos e me lembrou bastante o que nós passamos hoje em dia. Tem uma frase desse livro que me marcou bastante " Todos somos iguais, mas uns são mais iguais que os outros".




10. O dragão de gelo - George R.R Martin

   Gostei desse livro foi uma leitura bem simples, afinal de contas é uma obra infanto-juvenil, mas é super bem escrita e tem ilustrações lindas. Aqui no blog tem resenha. Se ficou interessado dá uma olhada, afinal o autor é grande destruidor de nossos corações George R.R Martin.







11. O diário de Anne Frank - Anne Frank

  Esse livro foi uma reeleitura e foi incrível reviver essa história. O diário de Anne Frank é muito comovente e especial. Também tem resenha dele aqui. Se você não conhece essa história ( que eu duvido um pouco) dá uma olhada no post.








12. O sol é para todos - Harper Lee

  Adorei esse livro. Fala sobre racismo e injustiça. É uma obra escrita de forma simples, mas é cheia de conteúdo. Leia esse livro ele vai fazer você refletir bastante.









13. Como conversar com um fascista? - Márcia Tiburi

  Esse é um livro chatinho, porém necessário. Em tempos como esse que vivemos é essencial o diálogo, mas como dialogar com alguém que foge e/ou não sabe dialogar? Como falar com pessoas que só usam discursos prontos e que não fazem a menor reflexão daquilo que falam? É essa a reflexão que esse livro nos traz. Recomendo muito esse livro para quem quer, assim como eu, tentar compreender a sociedade em que vivemos.





14. Fiquei com seu número - Sophie Kinsella

      Gostei do livro, mas alguns pontos me incomodam nesse tipo de história como por exemplo a forma que geralmente as mulheres são retratadas. Fiz resenha dele vai lá dá uma olhada.








15. Desventuras em série - Mau começo - Lemony Snicket

  Essa série é muito divertida e trágica. O autor tem muita criatividade e isso deixa o livro muito legal. Acho muito interessante a forma que o autor escreveu essa história, pois no decorrer dos fatos o narrador fica conversando com o leitor. Essa série é denominada infanto-juvenil, mas eu diria que é um livro para todos os públicos.







16. Put some farofa - Gregório Duvivier
   Eu estava muita ansiosa para ler esse livro, mas devo dizer que ele me decepcionou um pouco. Gostei do livro, mas estava com a expectativa muito alta em relação a ele. Gregório escreve muito bem tem textos engraçados e que nos faz refletir, mas não gostei que alguns textos são as esquetes que ele escreveu para o porta dos fundos.







17. As cinco pessoas que você encontra no céu - Mitch Albom
 
   Esse é um livro leve e fácil de ler. Tem uma história emocionante e bem reflexiva em relação a vida.









18. 1968 - Eles só queriam mudar o mundo - Ernesto Soto e Regina Zappa

    Esse livro é organizado mês a mês as histórias, letras de músicas e filmes que fizeram parte desse ano que foi muito importante para história mundial. Adorei fazer essa reeleitura. Se você também gosta de história eu recomendo muito esse livro.








19. Desventuras em série - Sala dos répteis - Lemony Snicket

   Essa é mais uma das desventuras dos orfãos Baudelaire. Dessa vez as crianças vão conhecer o tio Monty que é um amor com elas, mas como sempre algo vai atrapalhar a vida de todos. Adorei esse livro. Recomendo você a começar a ler essa série tenho certeza que não vai se arrepender.










__________________________________________________________________________________________

 Espero muito que vocês tenham gostado do post!
Nos acompanhem no Instagram (@Literalmentelendo) para ficar por dentro de todas as dicas de livros.

 Até a próxima!